Instrutor de autoescola cria moto com duplo comando no Oeste de SC

Sistema permite que professor e aluno dirijam a moto juntos.
Ideia foi patenteada e aguarda homologação para ser produzida em série.

 

 

Depois de dois anos de testes, o instrutor de uma autoescola de Caçador , no Oeste de Santa Catarina, criou uma moto de duplo comando. Com a ajuda de um amigo de infância, Fabio Santana desenvolveu o projeto para permitir que instrutor e aluno pilotem uma moto de forma intercalada ou simultânea (veja o vídeo acima).

O sistema foi patenteado, mas aguarda a homologação do Departamento de Trânsito de Santa Catarina (Detran) para ser fabricado em série. Na moto proposta por Santana, há dois guidões, duplo comando de freio e marcha.

moto duplo comandoMoto criada em Caçador permite que instrutor
conduza com aluno (Foto: Reprodução/ RBS TV)

No projeto, o sistema é interligado e permite intercalar a condução da moto ou torná-la simultânea.  “Na experiência que tenho com aulas de moto, vi vários acidentes com ferimentos graves. Acho que, com essa ideia, a gente consegue diminuir isso”, comenta Santana.

Para o criador do projeto, o mais difícil foi fazer o duplo comando para o sistema de direção. “Fiz algumas tentativas que não funcionaram e acabei optando por este sistema com barra fixa. Liguei um guidão ao outro com um sistema de barra com ponto articulado. Resolveu o problema e deixou muito seguro”, explica.

Agora, Fábio busca um parceiro para produzir esta ideia e espalhá-la pelas autoescolas do Brasil. O especialista em trânsito Ricardo Barbosa acredita que o sistema pode formar motociclistas mais bem preparados.

“Hoje, a frota cresce muito rápido. O aluno aprende a teoria em sala e na aula prática, aprende sozinho, num circuito fechado. Na hora que pega a carteira nacional de habilitação, é obrigado a se aventurar, ir sozinho pra rua e correr riscos. Seria bem mais seguro ele ter essa primeira experiência com alguém capacitado”, avalia o especialista.

Fonte: Portal G1

O Sindauc apóia esta idéia e o Presidente do Sindauc estará em Santa Catarina para protocolar no Detran a regularização do uso desta moto nas aulas práticas. Trata-se de trazer mais segurança para o aluno e o instrutor. Com esta moto, o instrutor que pode preparar melhor o aluno para as vias públicas.

SINDAUC - Sindicato dos Empregados em Auto Moto Escola, Centro de Formação de Condutores categorias A E B, Despachantes de Ribeirão Preto e Região.
Rua Conselheiro Dantas, 1077 - Vila Tibério, Ribeirão Preto / São Paulo - Cep: 14050-400
(16) 3101-5419 / (16) 3625-5498 - Fone Presidente: (16) 98152-6600